Aplicativo Auxílio Emergencial ao Trabalhador A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo para a liberação do auxílio emergencial a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do coronavírus. O pedido para receber o benefício pode ser feito no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOS. O Senado aprovou a medida no dia 30 de março e a lei foi sancionada em 2 de abril de 2020 (Lei 13.982). Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O auxílio emergencial 2021 contempla 45,6 milhões de pessoas, sendo 10 milhões do Bolsa Família. Os beneficiários da nova rodada de pagamentos do auxílio podem consultar o saldo do programa no site da Dataprev. consulta do auxílio emergencial 2021 pode ser feita pelo Portal da Dataprev. Para isso, basta o beneficiário informar o número do CPF, nome completo, nome da mãe (caso tenha a informação) e data de nascimento.

A Dataprev informa que os beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico não estão na lista do órgão. Isso ocorre porque o pagamento das parcelas para esse grupo são depositadas automaticamente. Atualmente, a Caixa Econômica Federal está depositando a 4ª parcela do auxílio emergencial 2021 para o público geral. O pagamento desse grupo ocorre de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do beneficiário.

Além disso, quem teve o benefício negado pode pedir uma contestação  do auxílio. O prazo vai até o dia 24 de julho. O novo prazo é destinado aos beneficiários que estavam aguardando ainda a análise do pedido do auxílio emergencial em 2021 desde o início dos pagamentos. O Ministério da Cidadania afirmou que as contestações servem para que seja feita uma nova análise usando bancos de dados mais atuais.