O presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, traça novos planos para fortalecer a legenda e revela que uma das estratégias é dar visibilidade aos jovens do partido que conquistaram expressivas votações nas eleições de 2022. Um dos nomes é do deputado estadual Carmelo Neto, o mais votado da sigla e que desponta como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.


Com o desgaste enfrentado pelo clã Bolsonaro, o PL já não mais aposta, como principal trunfo, na força política e eleitoral do ex-presidente e da ex-primeira dama Michele e volta os olhos para nomes novos que podem alavancar a sigla na corrida pelas Prefeituras de Capitais em 2024.


A partir de junho, Carmelo Neto, assim como Nikolas Ferreira (MG), se transforma em estrela da propaganda partidária da sigla pelo rádio e pela televisão. ‘’Vamos colocar Jair Bolsonaro, Michelle e as estrelas jovens do PL, como Nikolas (Ferreira) e Carmelo Neto’’, expôs Valdemar, em declaração publicada pelo Jornal O Globo.


O comando nacional do PL quer, com a propaganda partidária, atrair novos filiados. A entrada do grupo liderado pelo ex-presidente Bolsonaro não gerou o impacto de filiações como o projetado inicialmente pela Executiva Nacional. Em fevereiro de 2022, quatro meses após a entrada dos bolsonaristas, o vice-presidente da agremiação, deputado Capitão Augusto (SP), chegou a dizer que o objetivo era chegar, ao final do ano, a 1 milhão de filiados.

Entre os meses de abril e julho de 2022, o PL somava 770 mil filiados, mas, antes mesmo das eleições, o número caiu para 754 mil. Embora tenha perdido filiados, o PL, com a força do então presidente Bolsonaro, conseguiu eleger uma bancada com 99 deputados federais, tornando-se a maior bancada da atual legislatura.

QUADRO DE FILIAÇÕES

O PL tem, atualmente, o 8º maior número de filiados, atrás do PTB, União Brasil, PDT, PP, PSDB, PT e MDB. O MDB, que possui uma bancada com 42 deputados federais, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reúne o maior número de filiados – 2.075.507 filiados. Em segundo lugar, aparece o PT, com 1.607.208 e, na terceira posição, o PSDB, com 1.326.694 filiados.

LEIA MAIS