O governador Elmano de Freitas destacou, neste sábado (17), ao participar do 1° Fórum Desenvolve Nordeste, realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), na cidade do Crato, que, quando há maior aproximação entre Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal, as ações chegam com mais agilidade para a população.
“Eu acho que quando o Governo Federal se aproxima dos governadores estaduais, dos prefeitos, das pessoas que vivem nas regiões, é mais fácil esse planejamento dar certo’’, disse Elmano, ao justificar que, com essa aproximação, quem aponta os principais problemas da população são aqueles que devem ser efetivamente priorizados. ‘’Eu considero isso muito importante em momentos como este”, acrescemtou.
Elmamo participou do evento ao lado da Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo; da senadora Augusta Brito, do líder do Governo da Câmara, deputado federal José Guimarães, de prefeitos e lideranças políticas municipais da Região do Cariri.
PRINCIPAIS AÇÕES
Durante os debates, foram apresentadas as principais ações e projetos do ministério nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e fundos e investimentos financeiros. A secretária Adriana Melo, representando o ministro Waldez Góes, que estaria presente no evento, mas precisou viajar ao sul do país por conta de um ciclone extratropical que chegava à região, afirmou a importância de trocar experiências com o Ceará, referência em várias áreas para o país.
“É uma honra estar no Crato falando de um tema tão importante para gente, que é o desenvolvimento regional e territorial. Para nós, é muito importante estreitar laços”, afirmou a secretária federal. “O Ceará conseguiu superar entraves no desenvolvimento que venceu todos os estados do Nordeste. É um estado que conseguiu ser referência no Brasil e no mundo em setores importantes, como recursos hídricos e educação”, observou.
PARCERIA COM CRATO
A secretária anunciou a reativação do polo de Fruticultura do Cariri, com o objetivo de implantar na região do Cariri cearense a Rota da Integração em Fruticultura. O investimento do governo federal, por meio de convênio celebrado junto à prefeitura do Crato para essa ação, foi de R$ 477 mil.
O objetivo do evento foi incentivar e fortalecer a participação de representantes públicos de estados e municípios, da sociedade civil organizada e de segmentos farmacêuticos na formulação de ações e políticas públicas de integração e desenvolvimento regional implementadas pelo MIDR.
RECONSTRUÇÃO
O deputado federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães, destacou a reconstrução do país junto ao povo, por meio da descentralização do governo. “Estamos fazendo uma reconstrução do Brasil, estamos reconstruindo a economia brasileira e fazendo esses esforços porque é isso que irá gerar emprego para o nosso povo. Nós estamos em todos os lugares. Neste momento, o presidente no Pará, nós, aqui, e o ministro Waldez no sul do país, pois temos pressa de reconstruir o Brasil”, afirmou.
Quem comemorou a reativação do polo de Fruticultura foi Celiane Bispo, primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato. “É muito importante para gente termos esse diálogo direto com o governo federal. É gratificante saber que seremos ouvidos, estamos sendo compreendidos e essa reconstrução do país está sendo feita junto com os cidadãos”, destacou a agricultora.
A presidente do Sindicato também entregou às autoridades um documento com as demandas da sociedade civil, pontuando melhorias e projetos necessários para o desenvolvimento. “Nós que lutamos para que todas essas políticas públicas cheguem até nós. Então, nós queremos investimentos naqueles que produzem para toda a sociedade”, complementou.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, enfatizou a diferença de ações como esta para a reconstrução do país. “O Cariri é um celeiro do Nordeste, é um pedaço gostoso do nosso território nordestino. Eu quero parabenizar o governo por essa descentralização, levar esse projetos às pessoas, isso faz muita diferença. Então, espero que cresçamos muito com essa aliança do governo Lula junto ao governo Elmano de Freitas”, concluiu.
CICLO DE DEBATES
Os Fóruns Estaduais de Desenvolvimento Regional são uma iniciativa do MIDR e se realizarão ao longo de 2023 em diversos estados do País. A primeira edição foi realizada em março, na cidade de Macapá, no Amapá, e a segunda, em maio, no município de Montes Claros, em Minas Gerais.
(*) Com informações do Governo do Estado