A Defensoria Pública do Ceará está com inscrições abertas, até o dia 7 de março, para os interessados em realizar exame de DNA para reconhecimento de paternidade. As vagas são limitadas e os exames serão realizados no dia 15 do próximo mês. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), em todo o país, quase 100 mil crianças nascidas no ano passado não têm o nome do pai na certidão. No Ceará, em 2021 ,8.148 crianças foram registradas sem o nome do pai no documento, maior número desde 2016.
No dia 15 de março, os atendimentos acontecerão nas sedes da Defensoria em Fortaleza, no Crato e em Sobral. Serão atendidos casos de mediação e conciliação para o reconhecimento voluntário da paternidade e também casos em que não há acordo entre as partes. A iniciativa é uma parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).
Aqueles que desejem buscar mais informações sobre o mutirão que está sendo ofertado, podem buscar atendimento presencial na sede da Defensoria Pública, de segunda a sexta, das 8 da manhã às 17h ou pelo número da Ouvidoria Geral (85) 3278-7307.