A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional concluiu a votação dos 16 relatórios setoriais do Orçamento de 2025. A bancada do Ceará está mobilizada para garantir mais recursos para o Estado. O texto do relator-geral da proposta orçamentária, senador Ângelo Coronel, será submetido ao plenário da mesma comissão na próxima terça-feira. O repórter Carlos Alberto dá detalhes, no Jornal Alerta Geral, sobre o destino do dinheiro do orçamento da União.


Uma das áreas que ganham mais atenção no Orçamento de 2025 é a saúde que recebeu 2.340 emendas, ou seja, 32,6% de todas as emendas analisadas. São 20 bilhões e 800 milhões de reais em emendas parlamentares para a área de saúde, que tem uma projeção de despesas da ordem de 242 bilhões de reais.


Os relatórios setoriais apontam, ainda, que serão destinados 7,3 bilhões para as emendas parlamentares individuais de transferências para Estados e municípios, as chamadas emendas pix, que recentemente passarão por mudanças impostas pelo STF. A bancada do Ceará apresentou um total de R$ 2,7 bilhão em emendas de bancada à proposta orçamentária de 2025. Desse total, R$ 528.890,00 mil são recursos de emendas impositivas, com liberação obrigatória.


O deputado federal José Airton Cirilo (PT) destacou que a bancada se mantém mobilizada para garantir a inclusão de recursos sem liberação obrigatória, mas que, dependendo da articulação dos deputados federais e senadores, o Estado poderá ser beneficiado com mais dinheiro no Orçamento de 2025.

LEIA MAIS