O deputado estadual Salmito Filho (PDT) e o prefeito Ricardo Silveira (PSD) avançam nas articulações para implantação de uma fábrica de telhas com plástico 100% reciclável em Quixadá, na Região do Sertão Central. A estimativa é que, no primeiro momento, sejam gerados 100 empregos diretos.
Um novo passo na mobilização foi dado, nesta terça-feira (22), com a ida a Quixadá do CEO da Telite S.A., Leonardo Retto, e do investidor Eduardo Lo Fiego.
Os dois, acompanhados do executivo Fábio Feijó, cofundador do programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), após a visita à Região do Sertão Central, cumprem agenda, na manhã de quarta-feira (23), com o deputado Salmito, fundador do PODE, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior.
Para Salmito, essa nova telha da Telite consegue converter a energia solar em eletricidade com a adição do grafeno, tornando as construções autossuficientes em energia.
Essa indústria, que é uma das 78 startups da América Latina com o Selo IImpact, o qual reconhece negócios de impacto socioambiental, também comprará todo o lixo seco e irá separar e aproveitar o que é plástico, dando destinação econômica e ambiental aos demais itens, como, por exemplo, o vidro.
Segundo o deputado, o polo universitário foi um dos principais atrativos para a instalação da indústria no Sertão Central.
“Uma das razões da indústria ser instalada em Quixadá é o fato de lá existir um polo universitário e porque a indústria irá desenvolver, com universidades locais, uma tecnologia com grafeno para uma possível geração de energia elétrica da telha a partir do sol’’, expôs o parlamentar.
Salmito destacou, ainda, que ‘’outra razão da vinda da indústria foi o programa PODE ,que reuniu as condições favoráveis do setor público com o indispensável apoio do governo do Estado e da prefeitura de Quixadá’’. Ele afirmou, também, que a indústria irá gerar empregos diretos e renda para os recicladores e irá contribuir com a causa ambiental. Inicialmente, serão gerados cerca de 100 empregos.
(*) Com informaççoes Assessoria de Comunicação do Deputado Salmito Filho