Os deputados estaduais Queiroz Filho, Antonio Henrique e Cláudio Pinho, que são ligados ao prefeito José Sarto e ao ex-prefeito Roberto Cláudio, se engajaram, na noite dessa sexta-feira (11), à campanha do candidato do PL, André Fernandes, à Prefeitura de Fortaleza.

O site cearaagora antecipou, na quinta-feira, a adesão de Cláudio Pinho. Queiroz, Antonio Henrique e Cláudio integram o bloco de oposição ao Governo do Estado na Assembleia Legislativa e são os únicos remanescentes da bancada que o PDT elegeu em 2022.

ADESÕES

O prefeito José Sarto assumiu uma posição de neutralidade na campanha do 2º turno, mas orientou os aliados mais próximos a aderirem à candidatura de André Fernandes. Com essa recomendação, o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, reuniu um grupo de vereadores para apoiar André.

HISTÓRICO DO PDT

O PDT conquistou, em 2022, 13 vagas no Legislativo Estadual, mas 10 parlamentares romperam com o partido e fazem parte da base de apoio ao Governo Elmano de Freitas.

O primeiro a se desligar da legenda, com o aval da Justiça, foi Evandro Leitão, que disputa o 2º turno da eleição em Fortaleza com o André Fernandes. Após brigas com a cúpula estadual da sigla, os outros 9 deputados estaduais conquistaram, também, na Justiça, o direito de se filiarem a um novo partido sem prejuízo ao mandato.