Mais uma praia do litoral cearense foi atingida pelas mancha de óleo que causaram um desastre ambiental em nove estados da Região Nordeste. A praia de Pontal do Maceió apresentou a substância, de acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informou que, no dia 31 de outubro, “pequenas manchas” foram encontradas no local pela Marinha.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortim confirmou a presença de óleo, mas esclareceu que a quantidade foi “considerada pequena” pelos agentes municipais. Uma barreira de contenção foi instalada no município ainda no sábado como medida protetiva.
A Marinha divulgou na última quinta-feira (31), que todas as praias do Ceará estavam livres das manchas de petróleo cru. No estado, a substância já atingiu mais de 20 praias, entre elas, pontos turísticos como Morro Branco, Icapuí e Canoa Quebrada. Até o dia 31 de outubro, quatro toneladas de óleo cru e resíduos contaminados foram coletados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Morte de animais
Devido a a aparição das manchas, de acordo com o Instituto VerdeLuz, pelo menos 44 tartarugas foram encontradas mortas no Ceará.