O descaso da Enel com os consumidores cearenses levou a empresa a ser multada em R$ 28 milhões pela Agência Reguladora do Estado do Ceará. Entre 2021 e 2023, o número de reclamações contabilizadas pela ouvidoria da agência, responsável por administrar os serviços prestados à população, aumento mais de 82%.

Em 2021 foram 1.415 reclamações recebidas, enquanto em 2023 esse número aumentou para 2.580. Só no ano passado foram quase 90 mil consumidores no Estado do Ceará que ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica.

De acordo com a Arce, a multa se deu por conta das “constantes quedas de energia e demora nas religações em todo o estado do Ceará”. 

Ainda de acordo com a Arce, somente de janeiro a julho deste ano, a ouvidoria já contabilizou mais reclamações do que em todo o ano de 2023, totalizando 2.658 registros. Outro dado que também chamou a atenção da fiscalização é o tempo médio de atendimento às emergências, de aproximadamente 10 horas. 

A multa já foi aplicada e a distribuidora Enel já apresentou recurso contra a decisão, que será analisada primeiramente pela Arce. Caso o conselho diretor mantenha a multa, a Enel ainda tem a possibilidade de recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Enel disse, em nota, que ” o tempo médio de atendimento, foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente“.

+Acompanhe a nota na íntegra:

A Enel esclarece que, sobre o tempo médio de atendimento, foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente.

É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Estado. A empresa anunciou, esse ano, um plano de melhorias para o estado, com investimentos de cerca de R$ 4,8 bilhões e a contratação de 1.800 novos profissionais até 2026. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de atendimento.

Sobre a multa mencionada, a Enel informa que recebeu há cerca de doze dias e já foi respondida dentro do prazo determinado pela ARCE.