Muitas mulheres procuram saber se “Menopausa perde o desejo” e outras, com essa certeza, perguntam “Qual remédio tomar para aumentar a libido na menopausa?”. Se você quer essas respostas, tenho boas notícias para mulheres de 40, 50 anos ou mais. Saiba que existem estratégias naturais e acessíveis para redescobrir o desejo na Menopausa e no Climatério, aumentando a libido e tratando o ressecamento vaginal de forma eficaz.
A seguir, te ajudo a dar os primeiros passos para uma vida saudável e plena, nesta que é uma fase que você já não menstrua mais e pode ficar mais relaxada, sem receios de engravidar.
Afinal, é normal na Menopausa perder o desejo?
Cada mulher vivencia a Menopausa e o Climatério de forma única, com sintomas e intensidades variados.
Algumas enfrentam ondas de calor e dor nas articulações, enquanto outras podem experimentar alterações de humor e ganho de peso.
Entre os desafios que muitas desejam superar envolvem a sexualidade. Mas saiba que a perda do desejo na Menopausa é natural. Muitas vezes, ela chega acompanhada de ressecamento vaginal e até com dor na relação sexual, devido à diminuição dos hormônios nessa fase.
Então, se você tem mais de 40 anos e enfrenta esses desafios, confira as dicas a seguir.
Dicas para redescobrir o desejo na Menopausa
As práticas sugeridas ajudam a liberar o corpo dos sintomas indesejáveis como a queda da libido, fortalecendo a musculatura do assoalho pélvico, ativando a circulação sanguínea e revitalizando sua energia sexual.
Além disso, ajudam a cuidar da sua saúde íntima, prevenindo e tratando sintomas como a incontinência urinária, o ressecamento íntimo e as dores.
- Use e abuse do Óleo de Coco
O óleo de coco é um lubrificante e hidratante natural incrível para usar no seu dia a dia. Além disso, contribui para a melhoria da região íntima, com propriedades antifúngicas, antioxidantes, bactericidas e calmantes. - Faça exercícios de Consciência Pélvica
Exercícios de Consciência Pélvicaaumentam a circulação nessa região, fortalecem os músculos e ativam o chakra sexual com o Pompoarismo Holístico. Ou seja, você ganha um monte de benefícios em uma única prática.
Então, veja no vídeo um exercício para mover sua pélvis. Faça durante suas manhãs cerca de 10 minutos.
Essa prática vai te dar vitalidade, energia, desbloquear seu corpo e mente, e revitalizar sua energia sexual. Além disso, você também vai melhorar sua energia vital.
- Fitoterapia e os chás para a libido
A Fitoterapia é um tratamento natural que utiliza plantas com ação medicinal indicada para tratamento ou prevenção de algumas condições de saúde.
Entre elas, ansiedade, insônia, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça, TPM, retenção de líquido, falta de libido e cansaço, sintomas comuns na menopausa.
Já falei sobre os melhores chás para insônia na Menopausa neste artigo aqui. Agora, para a libido, minha recomendação são os seguintes chás:
Chá de Ginseng: o Ginseng é conhecido por suas propriedades estimulantes e energizantes, que podem ajudar a aumentar a libido e a melhorar a função sexual. Isso porque atua aumentando a circulação sanguínea e reduzindo o estresse. Mas se você estiver tomando outros medicamentos ou tiver condições de saúde específicas, consulte um médico antes de incluir o chá de ginseng na sua rotina.
Chá de Maca: a maca é uma planta peruana que tem sido tradicionalmente usada para aumentar a libido e melhorar a função sexual. O chá de maca pode ajudar a equilibrar os hormônios e aumentar a energia.
Chá de Ginkgo Biloba: o ginkgo biloba é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e a função cognitiva. Esse chá pode ajudar a melhorar a libido, aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos sexuais.
Dicas para o Consumo:
Início moderado: Comece com uma xícara por dia para avaliar como seu corpo reage.
Monitoramento: Observe quaisquer efeitos colaterais ou reações adversas.
Não Exceder: Evite consumir mais do que a dose recomendada na embalagem ou pelo seu terapeuta, nutricionista ou médico, pois doses excessivas podem causar efeitos colaterais, como insônia ou nervosismo. Consulte um profissional de saúde: antes de iniciar qualquer novo suplemento ou tratamento, vá ao médico garantir que é seguro e adequado para suas necessidades pessoais.
(*)com informação do site Terra