Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu reunião com diretores de escolas judiciais da Região Nordeste, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), nessa segunda-feira (15/05).

O diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), desembargador Heráclito Vieira, representou a Instituição no evento, e esteve acompanhado do coordenador-geral, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, que participa do curso de Formação de Formadores, também em Recife, no período de 16 a 18 de maio.
A abertura da reunião foi realizada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eládio Lecey. O presidente do TRF5, desembargador Manoel Erhardt, esteve presente.

O desembargador Eládio Lecey explicou que a Enfam apresentou normativos e também veio dialogar com as escolas judiciais. “É uma oportunidade de a Enfam se aproximar das escolas para fazer intercâmbio de experiências. Estamos agora em uma política de regionalização”, disse.

Segundo o supervisor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape), juiz Saulo Fabianne, “a Enfam está vindo aos estados para dialogar com as escolas, ouvir suas demandas, trocar ideias e experiências com relação às normativas da instituição. É de grande importância para Pernambuco e um prestígio para o nosso Estado receber a Enfam e as escolas dos estados circunvizinhos. Agradeço a realização da presente reunião e do curso de Formação de Formadores”, ressaltou Fabianne.

PAUTA
Na pauta do encontro, foram debatidas questões como a motivação e relevância da formação inicial e continuada, os programas de aperfeiçoamento de magistrados e o credenciamento de cursos. Além desses assuntos, foram discutidos o programa de acompanhamento de vitaliciandos; o prazo de encaminhamento dos planos anuais; a contratação e a remuneração de docentes e examinador de banca e comissão de concurso; o compartilhamento de cursos a distância e o novo formato do Curso de Formação de Formadores.

Também participaram do encontro representantes das escolas dos Tribunais de Justiça dos Estados da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Pela Esmape, estiveram presentes ainda a coordenadora de pós-graduação, juíza Ana Cláudia Brandão Ferraz, o diretor de formação e aperfeiçoamento de magistrados, Fabiano Galvão, e o secretário-executivo, Wagner Lucena.

Com informação da A.I