O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nomear, nesta quarta-feira, o desembargador Cearense Teodoro Silva Santos para uma das duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A outra vaga ficou com o desembargador Afrânio Vilela, de Minas Gerais. A informação foi antecipada pelo Jornal O Globo.
Os dois magistrados integravam uma lista com quatro nomes elaborada pela Corte no último dia 23 de agosto.
Natural de Juazeiro do Norte, Teodoro Silva é desembargador do Trihunal de Justiça do Ceará e ganhou o apoio massivo de políticos da região nos últimos dias. Também era o único negro a concorrer ao cargo. Segundo a reportagem do Jornal O Globo, o nome de Teodoro contou com a defesa do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Segundo o TJ-CE, Teodoro Silva Santos é bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional. Entrou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça.
Já José Afrânio Vilela é mineiro e integra o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Teve o apoio de peso do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).