Tem notícia boa para os brasileiros que estão endividados: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (5) o programa de renegociação de dívidas para as pessoas com renda de até 2 salários mínimos. A iniciativa será válida para dívidas contraídas até o ano passado.

O programa batizado de “Desenrola” terá o objetivo de renegociar dívidas de até R$ 5 mil e deve começar a valer somente em julho, quando os credores poderão começar a se cadastrar em uma plataforma. 

Somente após esta etapa os endividados poderão renegociar as dívidas com descontos. Fernando Haddad prevê que ao menos 30 milhões de brasileiros sejam alcançados pela medida.

“Esse é o limite máximo que o programa pode atingir. Obviamente, repito, vai depender da adesão das duas partes porque é um programa governamental que depende dos dois lados convergirem”, acrescentou.

De acordo com Haddad, as negociações feitas pelos endividados terão garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO) — ou seja, o FGO garantirá o pagamento da dívida aos credores, mesmo que não haja o pagamento das parcelas negociadas.

De acordo com Fernando Haddad, os credores que escolherem participar do programa terão que “imediatamente” perdoar dívidas de até R$ 100. O ministro afirmou que 1,5 milhão de brasileiros têm dívidas nesse valor.