A cidade de Ibaretama, a 144,9 km de Fortaleza, está entre os 12 municípios brasileiros em situação de emergência em decorrência dos desastres causados pelas chuvas. O decreto foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional. Com isso, a União enviará recursos para que ações de reversão de danos sejam realizadas, principalmente no que diz respeito à recuperação de estradas.
Até o momento, 1.486 municípios estão em situação de emergência devido a desastres no Brasil. Os estados e municípios afetados por desastres naturais devem decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública antes de solicitar recursos federais para ações de defesa civil. O reconhecimento federal deve ser solicitado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
O reconhecimento deve ser solicitado pelo governador ou prefeito e reconhecido pelo governo federal. Após análise das informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com a especificação do valor a ser liberado.
Com a decisão, os municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.