A cidade de Fortaleza registrou entre 2022 e 2024, cerca de 18 mutas para motoristas de carro e moto por molharem propositalmente pedestres. A multa só é aplicada quando a conduta é intencional, como nos casos em que o motorista muda a direção do veículo para jogar água ou quando ele tem a oportunidade de reduzir a velocidade ou desviar, mas não o faz.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o Art. 171 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe que motoristas arremessem água ou detritos sobre pedestres ou outros veículos. Essa infração é classificada como de natureza média, com penalidade de R$ 130,16 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
