Nos próximos dias que antecedem o término oficial da campanha nacional de vacinação contra influenza, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), mobiliza municípios para uma intensificação da vacinação em todo o território estadual com recomendações de várias estratégias para ampliar as coberturas vacinais.
Neste sábado (27), será realizado o “Dia D de mobilização” e, até o momento, 71 cidades cearenses confirmaram adesão à data. Os demais municípios estarão promovendo ações especiais ao longo da semana.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, na oportunidade deverá ser realizada também uma atualização da caderneta de vacinação de rotina, direcionada, principalmente, para crianças e adolescentes, além da vacinação contra covid-19 com a dose de reforço da vacina bivalente para todas as pessoas com 18 anos ou mais. “Considerando a segurança e eficácia da vacina no período de sazonalidade da influenza e diante do cenário epidemiológico das síndromes gripais, a Sesa recomenda uma intensificação da vacinação nestes últimos dias de campanha, sobretudo para os grupos prioritários”, destaca.
A orientação é que as salas de vacinas estejam abertas e disponíveis para a população cearense. Além disso, também é recomendado que sejam ampliados os horários de funcionamento das salas de vacinas e disponibilizados novos pontos de vacinação em postos estratégicos. “A população deve procurar uma unidade de saúde mais próxima à sua residência ou conferir a programação da Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para mais informações sobre os locais de vacinação nos próximos dias”, ressalta.
Vapt Vupt
Nos serviços do Vapt Vupt, a vacinação funcionará também no sábado (27), das 8h às 16h, nos municípios de Fortaleza (unidades Antônio Bezerra e Messejana) e Juazeiro do Norte.
Cenário
Entre os dias 27 de março e 25 de maio, conforme dados disponíveis no site LocalizaSUS do Ministério da Saúde, o Ceará apresenta uma cobertura vacinal de 43% (1.349.291) nos grupos prioritários para a vacinação contra influenza. Entre as crianças, a cobertura vacinal é de 45% (324.674) e entre os idosos, de 44% (531.825). A média do Brasil é de 38%.
Tendo em vista que 60% das 2.900.670 doses distribuídas foram aplicadas, e que a meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos prioritários, considerados de risco para o adoecimento e as complicações, a ideia da intensificação é aumentar a cobertura vacinal até o encerramento oficial da campanha, marcado para o dia 31 de maio.
A vacinação contra influenza para população em geral acima de 6 meses de idade foi ampliada desde o dia 15 de maio, de acordo com recomendação de nota informativa da Sesa e nota técnica do Ministério da Saúde.
Vacinação de rotina deve ser prioridade
Em relação à vacinação de rotina, a Sesa considera um momento muito oportuno para atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes. “Nosso intuito é identificar aqueles que estão com esquema incompleto ou até mesmo faltosos no serviço de vacinação”, explica Ana Karine Borges.
No Ceará, a média das coberturas vacinais das principais vacinas avaliadas no grupo-alvo, de crianças menores de 2 anos de idade, é de 83,3%. “Precisamos otimizar a vacinação na busca de melhores resultados, próximos a 95% na maioria das vacinas, assim como também buscar a homogeneidade entre os 184 municípios”, diz a coordenadora de Imunização.
Serviço
Dia D da Vacinação
Postos de vacinação de 71 cidades cearenses e Vapt Vupt (Messejana e Antônio Bezerra): vacinas disponíveis – rotina, covid-19 bivalente e influenza
Vapt Vupt (Juazeiro do Norte): vacinas disponíveis – covid-19 bivalente e influenza
Horário de todos os equipamentos: das 8h às 16h