Com a chegada do dia das crianças, o comércio de Fortaleza espera movimentar R$ 170 milhões. Os dados são da pesquisa sobre Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Crianças, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio/CE). Segundo a pesquisa, 63% dos consumidores da capital, pretendem ir às compras na data.
O dado representa um crescimento de 5,0% sobre o resultado da mesma data no ano passado, quando a pesquisa indicou potencial de faturamento de R$ 162 milhões. Com esse resultado, o Dia das Crianças firma-se como a terceira melhor data comemorativa para o comércio varejista de Fortaleza.
A compra de brinquedos tem a franca maioria das intenções de compras, com 63,2% das respostas, seguido de artigos de vestuário (28,0%), calçados (7,4%), bicicletas (5,4%), videogames (3,7%) e celulares (2,8%). A pesquisa revelou, ainda, que uma parcela de 6,7% da população entrevistada ainda não se decidiu sobre o assunto, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa.
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo feminino (65,2%), do estrato etário com mais de 36 anos (65,1%) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (72,4%). Dos que irão comprar presentes, 60,4% comprarão pelo menos dois produtos.