Nesta terça-feira (19), os usuários do sistema Bicicletar poderão aproveitar passe livre em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista. A gratuidade nas viagens faz parte de uma programação especial que celebra o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e acessível.
Fortaleza, que se destaca nacionalmente por sua infraestrutura cicloviária e políticas de incentivo à mobilidade ativa, reforça com essa ação o compromisso com uma cidade mais inclusiva e ambientalmente responsável. O Bicicletar, conta com mais de 570 mil usuários cadastrados e se consolida como alternativa viável para deslocamentos de curta e média distância.
Além do passe livre, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) promove a ação Papo de Pedal, no mesmo dia, das 16h às 18h. A iniciativa ocorre na ciclovia das avenidas Pompílio Gomes com Paulino Rocha, onde equipes do órgão estarão disponíveis para conversar com ciclistas, distribuir plaquinhas de segurança e oferecer serviços gratuitos de manutenção rápida, como calibragem de pneus e lubrificação. A proposta é fortalecer o diálogo com a comunidade ciclista e apoiar quem já pedala ou deseja começar.
Como funciona a gratuidade do Bicicletar
A gratuidade no sistema estará disponível ao longo do dia 19 de agosto, permitindo viagens de até 60 minutos por retirada. Para utilizar, o interessado deve baixar o aplicativo do Bicicletar (disponível na Play Store e App Store), realizar o cadastro e cadastrar um cartão de crédito apenas para fins de validação — não haverá cobrança pelas viagens nesse dia. Para utilizar novamente após uma viagem, é necessário respeitar um intervalo de 15 minutos entre as retiradas.
Informações – Prefeitura de Fortaleza
