A possibilidade de se comunicar, por meio de um aparelho telefônico, segue sendo uma das maiores invenções tecnológicas da humanidade. O primeiro registro de uma transmissão elétrica de voz no mundo foi realizado no dia 10 de março de 1876, pelo empresário Alexander Graham Bell. E, desde então, inúmeros avanços que facilitam a troca de informações foram possíveis. Em virtude desta data, na qual é celebrado o Dia do Telefone, a Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destaca como esse tipo de comunicação auxilia na prestação de serviços essenciais para a população cearense.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) é o canal que interliga as demandas da população com as Forças de Segurança do Estado e outros órgãos que prestam também serviços essenciais. Instituições que atendem a população 24 horas por dia, sete dias por semana de forma ininterrupta.

Ao ligar para o 190, a população terá acesso a qualquer serviço de emergência. Ainda assim, a Ciops também conta com canais de contato como o 193, 181 e 192, que fornecem um atendimento direcionado para suas respectivas instituições.

190

O canal de contato mais utilizado e que atua como uma central de integração das demandas é o 190. Este número de atendimento pode ser utilizado quando o cidadão sentir que sua integridade física ou patrimônio estiver em risco; quando estiver ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime; quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime; e em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

O cabo De Sousa, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que atua como adjunto do controlador de turno do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), indica que a equipe recebe o chamado para a ocorrência e, imediatamente, acionam a viatura da PM mais próxima do local para fazer a verificação do caso. “Assim que as solicitações chegam, nossos operadores já passam as informações para os policiais militares que estão na rua. Nossa equipe que está aqui na Ciops também atua nos casos auxiliando por meio do Nuvid e da captação de outras informações que ajudem na ocorrência”.

Conforme a estatística da própria Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram recebidas 445.811 ligações. Por dia, o 190 registra uma média de 7,4 mil ligações recebidas. Todos esses contatos abrangem uma variedade de solicitações variadas, atendendo residentes do Ceará e turistas.

193

Já o 193 é o número do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Defesa Civil do Estado. Não hesite em contactar em casos de: incêndios, afogamentos, resgate de pessoas ou animais, casos de choque elétrico com vítima, vazamento de gás, inundações e desabamentos, dentre outros.

“Seja pelo 190 ou diretamente para o 193, os operadores fazem uma triagem das ocorrências que são recebidas, assim nós despachamos as ocorrências de acordo com a tipologia delas. Por exemplo, se for um resgate de animais, a demanda é encaminhada para uma viatura de salvamento do CBMCE; ou se for uma ocorrência de incêndio, acionamos as viaturas de combate a incêndio”, comenta a major Priscilla Melo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

181

O Disque-Denúncia da SSPDS é o 181. Por meio de mensagem, áudio, vídeo e fotografia, as pessoas podem denunciar atos ilícitos e colaborar com os trabalhos policiais por meio do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Este não é um contato de emergência, mas sim, para denúncias de crimes e atitudes suspeitas.

O tenente Francisco Ari Lima da Silva, gestor do 181, reforça que o sigilo e o anonimato são totalmente garantidos. “Quando o cidadão entra em contato para efetuar denúncias ou passar informações, não temos acesso aos dados do denunciante. Após a denúncia ser recebida pelos teleatendentes, elas são analisadas e depois são encaminhadas para as vinculadas da SSPDS, onde auxiliarão nas investigações dos casos”, explica.

192

O 192 é o telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido como Samu. A população pode acionar em casos de: suspeita de Infarto ou AVC; intoxicação ou envenenamento; acidentes com vítimas; e outras situações com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Trotes

Os atendimentos realizados tanto pelo teleatendimento como pelas instituições que atuam nas ocorrências podem salvar vidas. Por isso, a Coordenadoria reforça que falsa comunicação é crime! Conforme levantamento de dados, em janeiro e fevereiro deste ano, já foram registrados 50.442 trotes feitos para a Ciops. Não realize trotes!

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará