Os primeiros atos de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil serão registrados na edição do “Diário Oficial da União” de terça-feira, 1º, que deverá ter em torno de cinco mil páginas. A estimativa é de funcionários da Imprensa Nacional, responsáveis pela publicação, que foram advertidos para o grande número de atos a serem assinados pelo presidente.
Segundo informações do G1, na edição de terça, serão publicados todos os atos de demissão e nomeação de funcionários para cargos de confiança, os chamados DAS, e também os atos de reestruturação administrativa do governo.
Uma das promessas de campanha de Bolsonaro era a redução no número de ministérios para 15 nomes, mas o novo Governo começará com 22 e, para isso, houve fusão de pastas e redistribuição de áreas para outros ministérios.
A edição do “Diário Oficial” vai trazer também a reestruturação da vice-presidência da República. Desde que Michel Temer assumiu a presidência, a vice perdeu toda a estrutura de assessores e, praticamente, deixou de existir – restando apenas o cargo de vice. Agora, para que o general Hamilton Mourão assuma, a vice-presidência será reorganizada com a recriação de um quadro de assessores.
Depois de 155 anos sendo impresso, o “Diário Oficial da União” é, desde 1º de dezembro de 2017, exclusivamente digital.