O Governo Federal liberou R$ 1 bilhão e 500 milhões para dar fôlego a 3.288 santas casas de saúde de todo o Brasil. Os recursos devem chegar a partir desta semana aos cofres dessas entidades.


O dinheiro, de acordo com o repórter Carlos Alberto, em participação, nesta segunda-feira (24), no Jornal Alerta Geral, começa a chegar, nesta semana, aos cofres das entidades de saúde.


O jornalista Beto Almeida, em seu comentário, no Bate Papo Político, aborda, nesse contexto, a briga dos hospitais filantrópicos sobre as dificuldades financeiras com o pagamento do piso salarial da enfermagem.


REDE DE JORNALISMO


O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.


ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que as verbas irão beneficiar entidades que atuam em 1 e 700 municípios brasileiros e que atendem grande parte da população, com serviços de média e alta complexidade, como cirurgias e exames.


Segundo, ainda, a ministra, muitas dessas instituições são hospitais de ensino tradicionais para a formação de médicos e outros profissionais da saúde.


Os dados cadastrais do Governo Federal mostram que, atualmente, 60% dos atendimentos e internações de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde são feitas por hospitais filantrópicos. Para a ministra Nísia, os novos recursos são fundamentais, mas ainda insuficientes diante do endividamento das entidades. Ela pediu ao presidente Lula apoio junto à Caixa Econômica Federal para gestão do crédito ao setor.