Os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão ou auxílio-doença começam a receber o pagamento deste mês a partir da próxima semana. O calendário vai ser seguido de acordo com o número do benefício do segurado.

Segundo o INSS, os depósitos seguem a mesma sequência de anos anteriores. Atualmente são mais de 35 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país, milhares da capital e do interior do Ceará. Os primeiros a receber o benefício, liberado na segunda-feira, dia 26, são aqueles que recebem um salário mínimo com final de cartão 1. Na terça recebem aqueles com final de cartão 2 e assim por diante.  

Veja o calendário:

Com a pandemia da Covid-19, a rotina dos trabalhadores mudou e passou a ser o principal motivo para a concessão do benefício por incapacidade temporária pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, segundo números do primeiro trimestre de 2021 levantados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Durante os primeiros meses deste ano, entre janeiro e março, 13.259 segurados do INSS precisaram se afastar do trabalho e receberam o benefício, antes chamado de auxílio-doença, devido a complicações de saúde geradas pela Covid-19. O número é quase o dobro do que a segunda principal causa de concessão do auxílio, a hérnia de disco, que levou 8.053 trabalhadores a receber o auxílio-doença.