Uma das fases mais importantes do processo eleitoral de 2024, que é a diplomação, legitima homens e mulheres a assumirem, no dia primeiro de janeiro de 2025, os mandatos à frente das prefeituras e das Câmaras de Vereadores.
O repórter Carlos Alberto destaca, no Jornal Alerta Geral, que a diplomação é o documento expedido pela Justiça Eleitoral como um certificado de conclusão de um processo para quem o recebe assumir um cargo ou uma função. E, nesse caso, o mandato de vereador, vereadora, e prefeito ou prefeita. Agora, diplomados, prefeitos e vereadores esperam a data que encerra o ciclo eleitoral, que é a posse no dia primeiro de janeiro.
Até lá, os eleitos montam as equipes de assessores que irão acompanha-los ao longo de quatro anos. Em Fortaleza, o prefeito eleito Evandro Leitão, a vice-prefeita Gabriela Aguiar e 43 vereadores receberam, nessa quinta-feira, os diplomas que os legitimam a assumir os mandatos.
A poucos dias para assumir o cargo, Evandro tem se dedicado nos últimos dias a definir os nomes do primeiro escalão do seu governo e tratar, também, com os aliados políticos quais medidas deve adotar nos primeiros dias da nova administração