Na noite desta quarta-feira (13), o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza decidiu, por 42 votos contra uma abstenção, que a escolha do candidato da sigla para disputar a Prefeitura de Fortaleza será por meio de um encontro interno.

Dois nomes concentram a maior disputa entre petistas: a deputada federal Luizianne Lins (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT).

No calendário já aprovado pelo PT Fortaleza, a decisão final sobre a candidatura está marcada para o dia 21 de abril. No encontro, os 200 delegados escolhidos por mais de 7 mil filiados da sigla serão responsáveis por definir o representante do Partido. 

O presidente da Executiva da agremiação política em Fortaleza, deputado estadual Guilherme Sampaio, lembrou que dos 46 membros do diretório, 43 participaram.

Guilherme Sampaio destaca que a decisão foi considerada unânime porque a abstenção não representou um voto contra. A data da eleição dos delegados será dia 7 de abril, em 17 locais de votação, abrangendo todas as zonas eleitorais da Cidade.

“A expectativa é que participem algo em torno de 7 mil filiados nesse processo eleitoral”, disse o parlamentar. Foi definido que serão eleitos 200 delegados.

Prazos

O prazo para inscrição das chapas de delegados é até 27 de março. Já no dia 7 de abril, em modelo proporcional, os filiados vão às urnas para escolher os delegados que irão para a última etapa, marcada para 21 de abril, quando eles votam nos pré-candidatos à disposição. Apenas podem votar os petistas filiados até julho de 2023.