Elo entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com a população cearense, o Disque-Denúncia teve aumento de 61% nas ligações recebidas entre janeiro e abril de 2024. O serviço recebeu 3.198 chamadas no período. Nos quatro primeiros meses de 2023, foram recebidas 1.987 ligações.

O serviço se mantém relevante e consolidando seu crescimento desde 2023, quando encerrou o ano com um aumento de 27,9% no número de denúncias, passando de 5.569, em 2022, para 7.127 ligações. O Disque-Denúncia é um mecanismo da sociedade para repassar, de forma sigilosa, informações aos órgãos de segurança, que auxiliam na identificação e capturas de criminosos procurados.

Para o coordenador de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel, os dados mostram que a sociedade está conhecendo e se apropriando do serviço. “Muito importante esse crescimento do número de denúncias. Isso é resultado do trabalho de divulgação, seja nos meios de comunicação tradicionais ou nos panfletos educativos que distribuímos. Esse envolvimento é essencial para o trabalho ostensivo, investigativo e de inteligência das Forças de Segurança do Ceará”, comentou.

Durante os quatro primeiros meses de 2024, com apoio de informações recebidas via Disque-Denúncia, as Forças de Segurança do Ceará realizaram cerca de 105 capturas, conforme dados da Coin/SSPDS.

A população cearense pode repassar informações por meio de mensagem, áudio, vídeo e fotografia pelos números 181 ou (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Todas as denúncias são checadas e um trabalho integrado de inteligência é iniciado. As ferramentas funcionam 24 horas e são um canal seguro e anônimo pelo qual a sociedade pode contribuir para os trabalhos policiais em todo o Ceará.