Os 2 milhões de doses da AstraZeneca contra a covid-19, que chegaram da Índia nesta sexta-feira (22), serão distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a Força Aérea Brasileira está à disposição para agilizar a distribuição da vacina pelo país.
“Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir o Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, amanhã começa a chegar a seus destinos”, disse Bolsonaro.
+Veja mais
O governador do estado, Camilo Santana, anunciou na tarde desta sexta-feira (22), através das suas redes sociais, que o Ceará receberá novo lote de vacina contra a covid-19 nos próximos dias.
Segundo Camilo, o imunizante que pousará em solo cearense será, dessa vez, a de Oxford/Astrazeneca. Em conversa com o Ministro da Saúde, Pazuello, e com a diretora da Fiocruz, Nísia Trindade, foram discutidos a forma de distribuição da vacina e o processo de produção e aquisição de novas doses.
+Veja mais
Bolsonaro falou com a imprensa ao deixar o Palácio da Alvorada, após café da manhã com parlamentares na residência oficial. Ele reafirmou que a vacinação não será obrigatória e recomendou que as pessoas leiam os estudos dos imunizantes.
“Ela tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda. E peço que o pessoal leia o contrato com a empresa para tomar pé de onde chegaram as pesquisa e porque não se concluiu ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, para quem for vacinado”, afirmou.
(*) Com informações da Agência Brasil.