A briga entre os irmãos Ferreira Gomes, que deixou o ex-presidenciável Ciro de um lado e, do outro lado, Cid e Ivo, os proporcionou a maior derrota na política do Ceará nos últimos 36 anos.

O revés em Fortaleza, com a derrota do prefeito José Sarto, e o fim do ciclo político em Sobral, que se encerra com a vitória, neste domingo, do prefeito eleito Oscar Rodrigues, representam os mais amargos resultados eleitorais para o Clã Ferreira Gomes desde 1988.

Ciro começou a trajetória política vitoriosa em 1988 ao ser eleito, pelas mãos do então Govenador Tasso Jereissati, prefeito de Fortaleza. De lá prá cá, acumulou vitórias ao Governo do Estado e na Prefeitura de Fortaleza. Agora, perdeu a eleição com José Sarto, que tentava à reeleição.

Em Sobral, o ciclo dos irmãos Ferreira Gomes começou em 1996, quando Cid foi eleito, pela primeira vez, prefeito do Município. Cid foi reeleito e, nas eleições subsequentes, manteve a hegemonia política com os prefeitos Leônidas Cristino, Veveu Arruda e Ivo Gomes.

O longevo ciclo político e o desgaste com a taxa do lixo criada na gestão Ivo Gomes foram fatores determinantes para o encerramento do ciclo político, culminando com a derrota da candidata do PSB, Izolda Cela. O futuro prefeito Oscar Rodrigues receberá um Município com finanças organizadas e equilíbrio fiscal.

+Veja a quantidade de votos

  • Oscar Rodrigues – 64.128 votos (52,71%)
  • Izolda Cela – 57.524 (47,29%)
  • Nulos – 3.500 (2,72%)
  • Em Branco – 2.760 (2,14%)