As divergências entre lideranças do PDT e PT sobre o nome a ser escolhido ao Governo do Estado fazem aliados ao Palácio da Abolição desenharem o que seria a chapa dos sonhos para ampliar ainda mais a coligação partidária na corrida às eleições de 2 de outubro. A chapa, com Izolda, Governadora, Roberto, vice, poderia, no entender de prefeitos e ex-prefeitos, selar uma ampla aliança para ganhar a eleição no primeiro turno.
O PDT entrou em campo para realizar uma pesquisa e, com base nos resultados sobre a preferência dos eleitores, será definido o nome que encabeçará a chapa ao Executivo. Dois nomes – Izolda Cela e Roberto Cláudio, polarizam a preferência entre os militantes do PDT. A Governadora Izolda Cela, por meio de nota, defendeu, nessa quinta-feira, que, além da pesquisa, a cúpula estadual do PDT poderia ouvir os dirigentes dos partidos aliados para definir o nome que conseguisse unir o maior número possível de siglas e apoio para manutenção do projeto administrativo que está em curso.
DESAFIO PARA UNIR BASE ALIADA
O nome a ser lançado pelo PDT ao Governo do Estado deverá ser anunciado no dia 15 de julho. Os dirigentes estaduais do PDT querem apresentar o nome do candidato antes das convenções que serão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O período é estabelecido pela legislação eleitoral para os partidos oficializarem candidaturas e coligações majoritárias (Governo do Estado e Senado).
O PDT tem, além de Izolda Cela e Roberto Cláudio, as pré-candidaturas de Evandro Leitão e Mauro Filho. Evandro decidiu, porém, sair da disputa e declarou apoio a Izolda, enquanto Mauro trabalha a reeleição à Câmara Federal. Nos bastidores políticos, surgem as informações de que, para não provocar um racha maior, o PDT pode buscar um nome que não esteja na lista dos atuais pré-candidatos ao Governo do Estado.
ENCONTRO DO PT ADIADO
O PT decidiu adiar o encontro desse sábado para esperar a definição do nome a ser lançado pelo PDT ao Governo do Estado. O PT defende a candidatura da reeleição da Governadora Izolda Cela. Izolda ganhou apoio, nessa quinta-feira, do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, irmão de Cid e Ciro Gomes. Ivo a elogiou pela competência e decência. O Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida, faz uma análise sobre os movimentos nos bastidores para escolha do nome do PDT ao Governo do Estado.