Durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) coletou, em todo o Estado, 9.611 bolsas de sangue. O número representa um aumento de 23% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 7.799 doações de sangue.

Nesse período de 30 dias, o Hemoce realizou lives, palestras educativas, caravanas, coletas externas, entrevistas e postagens nas redes sociais para sensibilizar e conscientizar ainda mais a população cearense sobre a importância da doação voluntária, altruísta e regular de sangue.

“Nós queremos agradecer a todos os cearenses que compreenderam a importância de realizar voluntariamente o gesto de solidariedade, ressaltamos também o apoio das parcerias que nos procuraram e trabalharam a temática da doação de sangue nas empresas, escolas, universidades e outras instituições nesse período. Esse número representa o quanto a sociedade acolheu o mês de junho como o mês da doação de sangue”, destaca Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Conectados pela Solidariedade

Entre os dias 5 e 30 de junho, o Hemoce trabalhou a campanha de incentivo à doação de sangue, que teve com slogan “Conectados pela Solidariedade”. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha teve como objetivo homenagear os doadores de sangue e chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto, além de conectar histórias pela solidariedade. O projeto reuniu estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, ações educativas e blitze de conscientização.

Durante todo o mês comemorativo, diversos equipamentos públicos e privados no Estado receberam iluminação de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo, em Sobral. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.

Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Hemoce celebrou a data com uma programação especial para receber os voluntários, em Fortaleza e no Interior, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais.

Em Fortaleza, o cantor Luciano Moreno se apresentou para os voluntários, que puderam também desfrutar de serviços como limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. A ação contou com os mascotes do Fortaleza Esporte Clube, “Juba” e “Stella”, e do Ceará Sporting Club, “Vozão”, além das líderes de torcida dos clubes cearenses, “Leoninas” e “Vovozetes”.

Na região do Cariri, as unidades do Hemoce promoveram uma programação diferenciada com corte de cabelo, penteados, escova, design de sobrancelhas, higienização e depilação facial. O Balcão da Cidadania com serviço de informações e orientações jurídicas foi oferecido pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Foi realizado ainda um trabalho de conscientização em principais pontos da cidade de Crato sobre a importância de doar de sangue regularmente.

Nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá e Iguatu, houve apresentações musicais, massagem de mãos, maquiagem, design de sobrancelhas, caravanas e roda de conversa sobre a importância do gesto voluntário.