Doença do beijo: Número de casos cresce no Carnaval, saiba quais os sintomas e como previnir

Foto: Divulgação

A mononucleose, transmitida pelo vírus epstein-barr, popularmente conhecida como “doença do beijo”, provoca febre de até 15 dias, além de dor de garganta intensa. As aglomerações durante o Carnaval contribuem para o aumento de casos.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de garganta forte, mal-estar, dores no corpo e gânglios aumentados (ínguas) no pescoço. Além de manchas pelo corpo e dor abdominal. Os sintomas da mononucleose se confundem muito com gripe, covid e sífilis, daí a importância de buscar atendimento médico.

Não existe um tratamento específico para a doença, que costuma afetar o organismo durante duas semanas. Durante esse período, medicamentos são utilizados para reduzir os sintomas. Os remédios utilizados são analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.

Além do beijo, o contágio ocorre através de tosse, espirro e fala. O compartilhamento de copos, canudos e talheres também podem transmitir a doença.