O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri recebe nesta quinta (31) a tradicional companhia cênico-musical Dona Zefinha para duas atividades culturais gratuitas. Às 17h30, será exibido o curta metragem “Casa de Zefinha”, produzido para celebrar os 10 anos de atuação cultural da Casa de Teatro Dona Zefinha no município de Itapipoca. Na sequência, às 18 horas, os irmãos Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio sobem ao palco do Teatro do CCBNB Cariri para encenar o espetáculo “Chafurdo”, uma das principais produções do grupo.

Com duração de 30 minutos, roteiro e direção de Orlângelo Leal e Joélia Braga, o documentário “Casa de Zefinha” presta uma homenagem à figura de Josefa de Souza, mulher preta, mãe, nordestina, moradora de Juazeiro do Norte e que inspirou o grupo artístico e o espaço cultural Casa de Teatro Dona Zefinha, criada há dez anos no município de Itapipoca. Josefa, a Dona Zefinha, era vizinha dos pais do trio de artistas Orlângelo, Paulo Orlando e Márcio.

O curta é entrelaçado por depoimentos emocionantes e saudosistas dos familiares de Josefa Souza, em contraponto com os depoimentos de convidados especiais, como o escritor e compositor Flávio Paiva; o grupo Carroça de Mamulengos; a banda franco-brasileira Cau Laru; o artista musical André Magalhães; o multi-instrumentista, produtor musical, fotógrafo e cinegrafista Gustavo Portela; a produtora cultural Paula Rocha; e o grupo argentino Pato Mojado, que abordam aspectos culturais, sociais e educativos da Casa de Teatro Dona Zefinha. A trilha sonora do documentário fica por conta do próprio Grupo Dona Zefinha.

A produção do documentário contou com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura e de recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal, nº 14.017/2020).

Já o espetáculo “Chafurdo” terá início às 18 horas e promete provocar os públicos de todas as idades com brincadeiras, palhaçaria e outras surpresas. Com instrumentos feitos com materiais alternativos, os artistas Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio vão tecendo, junto à plateia, diversas formas de composições musicais ao longo do espetáculo. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo, Paulo e Márcio.

A apresentação do espetáculo “Chafurdo” e a exibição do documentário “Casa de Zefinha” são gratuitas e possuem faixa indicativa livre para todas as idades. As músicas de autoria da banda Dona Zefinha estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Já o documentário será disponibilizado no canal da Dona Zefinha no YouTube.

Sobre o Grupo Dona Zefinha
Dona Zefinha é uma companhia cenomusical que surgiu no início dos anos 1990 na cidade de Itapipoca, interior do estado do Ceará. Em seus espetáculos percebe-se forte influência da cultura popular, artes de rua, circo, música e comicidade, tudo misturado com requinte, sofisticação e interatividade, em um trabalho artístico alegre, comunicativo e de total interação com o público. A trupe já circulou em países como Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde, Argentina, Colômbia e Portugal.

Serviço:
Exibição Documentário “Casa de Zefinha” e Apresentação Espetáculo “Chafurdo”
Realização: Grupo Dona Zefinha
Data: 31 de março (quinta-feira)
Horários: 17h30 e 18h, respectivamente
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri – Rua São Pedro, nº 337 – Centro, Juazeiro do Norte – CE
Gratuito
Indicação livre