Uma pessoa foi presa nesta segunda-feira, 27, em Fortaleza por receptação de cabos de energia furtados da Enel Ceará. A prisão aconteceu após uma operação realizada na manhã de hoje que percorreu sucatas localizadas nos bairros Alto da Balança, José Bonifácio e Serrinha. A ação contou com o apoio das Polícias civil e Militar, Guarda Municipal, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e também com participação de equipes da Enel Ceará e de empresas de telecomunicação. O dono da sucata foi encaminhado para 25º Distrito Policial e vai responder pelo crime de receptação de material furtado.
Somente neste ano, a Enel Distribuição Ceará já contabilizou cerca de 130 km de cabos furtados da rede de energia em todo o estado. Com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o crime de furto de energia representa um risco para a população, principalmente para as pessoas que manipulam a rede elétrica. Uma descarga de energia pode ser fatal. Além disso, a prática criminosa também afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora, devido a curto-circuito, cabos ao solo, por exemplo.
Ações de combate
Para alertar a população sobre o tema e diminuir a quantidade de furtos na rede, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado o trabalho em diversas ações em campo, fazendo monitoramento, visitas a sucatas em todo o estado e operações em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e com o apoio das polícias Civil e Militar. Já neste ano, foram realizadas prisões de outras quatro pessoas.
O papel da população no fortalecimento desse combate também importante, uma vez que qualquer cliente pode fazer denúncias sobre furtos e ocorrências na rede por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800.285.0196.
(*) Com informações da Enel Ceará