Segundo o último balanço divulgado nessa terça-feira (15) pelo Ministério da Saúde, 82% das vagas do último edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas.
Ao todo, 8.517 oportunidades foram disponibilizadas após o encerramento do contrato com a Organização Panamericana de Saúde e a vinda dos médicos cubanos.
Com a publicação do resultado dos selecionados na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Braisl se apresentaram aos municípios.
Dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e estão tendo a participação validada.Ao todo, os médicos ocuparam as vagas de mais de metade das cidades com oportunidade aberta.
Foram 20.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas.
Ceará
No Estado do Ceará restaram, para a segunda chamada, 69 das 443 vagas ofertadas na primeira, das quais 47 foram preenchidas por médicos com registro no Conselho de Medicina do Ceará.
Mais de 85% dos médicos que participarão do programa no Estado tem registro no Conselho de Medicina, caindo por terra a teoria de que não teríamos médicos suficiente para preencher as vagas do programa.
Os postos que ainda estiverem abertos serão disponibilizados na próxima etapa do programa entre os dias 23 e 24 de janeiro, para profissionais brasileiros com formação no exterior.
Se não forem preenchidas nesse momento, essas vagas serão reabertas nos dias 30 e 31 para médicos estrangeiros.
Para o Dr. Henrique Cesar, ai está um grave problema. Ele questiona: que tipo de médico você deseja que lhe atenta? Um que tenha o crivo do registro do Conselho ou um que tem o RMS (Registro do Ministério da Saúde) e que não passou pelo crivo de provas e revalidações do seu diploma?
Acompanhe a reflexão completa do Dr. Henrique Cesar no player abaixo: