A demora do INSS em responder aos pedidos de benefícios leva milhares de pessoas a recorrerem à Justiça Federal na busca de direitos que a legislação os garante. Como consequência da lentidão ou mesmo do indeferimento de pedidos de auxílios e aposentadorias, as ações contra o INSS congestionam a Justiça Federal que, entre janeiro e setembro de 2022, julgou, em todo o Brasil, 655.814 casos envolvendo ações da previdência social.
Passados 90 dias sem resposta do INSS aos pedidos de benefícios, segundo o professor e especialista em direito previdenciário Thiago Albuquerque, o caminho é o recurso à Justiça Federal. Thiago afirma, em entrevista, nesta sexta-feira (3), ao Jornal Alerta Geral, que muitas vezes as ações judiciais tramitam com mais celeridade se comparado com o tempo que o segurado ou beneficiário espera na fila do INSS.
De acordo, ainda, com Thiago Albuquerque, são, pelo menos, 76.000 pessoas no Ceará que estão na fila do INSS à espera de uma resposta aos pedidos de auxílios, aposentadorias e BPC (Benefício da Previdência Social) e realização de perícias Thiago destaca que, como iniciativa para diminuir as filas, o INSS programa a realização de mutirões. Ele considera que os mutirões são importantes e ajudam a diminuir a angústia de quem está na fila.
LINHA DIRETA PARA ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353
O Jornal Alerta Geral, que é gerado, a partir das 7 horas da manhã, pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem, aos sábados, a edição especial ‘Caminhos da Aposentadoria’, com orientação e esclarecimentos sobre os benefícios da previdência social. A edição deste sábado, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar, apresenta resposta para dúvidas de ouvintes e internautas que, ao longo da semana, encaminharam mensagens para o whatsApp (85) 99273.4353 . O Jornal Alerta Geral, aos sábados, tem transmissão por mais de 30 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @ceaeaagora.
REDES SOCIAIS
Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora
Twitter: Ceará Agora