Uma britânica se disse “grata por estar viva” depois de ter encomendado na internet um spray nasal bronzeador que “envenenou” o seu corpo e quase a matou.

Edith Eagle, de 47 anos, comprou o produto, conhecido como “droga Barbie” por 25 libras (cerca de R$ 160), que não apresenta a sua fórmula. Mas o frasco continha melatonan, uma substância artificial que estimula as células pigmentares da pele a produzir mais melanina, o que faz com que a pele pareça mais escura. Ela é proibida no Reino Unido.

A mulher decidiu usar o produto cinco dias antes das férias com a família em Fuerteventura (Ilhas Canárias, Espanha), em abril do ano passado. Mas apenas dois dias após o início da viagem, ela foi hospitalizada depois que seu rosto inchou devido a uma grave reação alérgica, contou reportagem no “Daily Mirror”.

“Minha enteada, Kayla, sugeriu que eu comprasse um spray bronzeador nasal para ter um bronzeado rápido. Então pesquisei no Google e fiz o pedido. Gosto de ficar bronzeada porque prefiro não usar maquiagem”, comentou Edith, que mora em Norfolk (Inglaterra).

Mas o que parecia tranquilo logo acabou virando um pesadelo:

“No primeiro dia estávamos tão morenas que nunca experimentei nada parecido. Fiquei muito bronzeada depois de um dia. Mas na manhã seguinte acordei e percebi que não conseguia respirar direito. Notei que estava completamente inchada. Estava com muita falta de ar e tive que me concentrar muito em respirar. Era muito difícil respirar. Meu pescoço estava tão inchado que meu colar estava apertado. Eu estava inchada por toda parte. Percebi que devia ser uma reação alérgica.”

Edith contatou a recepção do hotel, que chamou um táxi para levá-la ao hospital mais próximo, onde foi atendida rapidamente pelo pronto-socorro. Lá, ela foi tratada com uma alta dose de esteróides. Os sintomas demoraram mais de uma semana para diminuir.

Edith Eagle se diz 'grata por estar viva' após sofrer grave reação a spray nasal para ficar bronzeada — Foto: Reprodução
Edith Eagle se diz ‘grata por estar viva’ após sofrer grave reação a spray nasal para ficar bronzeada — Foto: Reprodução

“Eu não estaria aqui se a equipe do hospital não tivesse agido tão rapidamente. Fui levada às pressas. Foi tão assustador. Desde então, tenho visto outras pessoas terem reações ao spray como eu nas redes sociais e seus sintomas são exatamente os mesmos. Não há informações no frasco. Você não sabe o que está colocando no corpo”, lamentou a britânica.

A enteada de Edith, Kayla Fox, compartilhou recentemente uma postagem alertando outras pessoas sobre os riscos do spray, nas redes sociais:

“Por favor, não use bronzeadores nasais, pois é isso que eles podem fazer com você. Envenenei o corpo da minha madrasta e ela teve uma reação alérgica. Fique longe deles. O veneno vem se acumulando com o tempo.”

“Eu poderia ter morrido naquele dia. Se eles não tivessem sido tão práticos naquele dia no hospital, eu não teria estar aqui para contar a história. Nunca mais comprarei algo assim, especialmente na internet. Foi assustador para minha família me ver assim. Sinto-me grata por estar vivo. Por favor, não cometa o mesmo erro que eu”, finalizou Edith.

(*)com informação do Jornal Extra