Sem planejamento prévio, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada, para discutir, dentre outros temas, os próximos passos da PEC do Pré-Sal.
Maia admitiu estar costurando um novo texto sobre cessão onerosa para beneficiar as regiões do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em setembro, houve um impasse em torno da divisão dos recursos de um megaleilão de petróleo localizado numa área cedida à Petrobras, cujo excedente será dividido entre União, estados e municípios.
Ao analisar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo Senado com critérios para a divisão, deputados não gostaram das projeções e resolveram debater o assunto posteriormente. Os senadores aprovaram a partilha de 67% para a União, 15% para estados e 15% para municípios e 3% para o Rio, o estado produtor.
O principal motivo de insatisfação foi uma disputa regional histórica entre Sul/Sudeste (regiões mais fortes na Câmara) e Norte/Nordeste (mais bem representadas no Senado). Os deputados criticaram o fato de a divisão proposta pelos senadores beneficiar estados opositores à reforma da Previdência.