Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

E aí, vai a Lavras da Mangabeira?

Eunício Oliveira, como presidente do Senado, vai assumir por alguns dias o Palácio do Planalto. É que o primeiro nome da linha sucessória, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, deve ir à Argentina em missão oficial, no fim desta semana, e evitará substituir Michel Temer durante a viagem do presidente à Alemanha para o encontro do G20.

Quietinho

Esta seria a primeira vez que Maia assumiria o comando do Palácio do Planalto desde que a PGR apresentou uma denúncia contra Temer por corrupção passiva, a partir de delações de executivos da JBS.
Citado entre parlamentares e líderes como possível sucessor de Temer em caso de queda, Maia tem adotado uma postura de cautela diante da crise política.

To Jeri

O Aeroporto de Jericoacoara vai receber mais um voo, desta vez vindo de Recife, já a partir do dia 16. A Azul recebeu, nessa segunda-feira (3), autorização para operar voos diretos saindo da capital pernambucana para o destino no Litoral Oeste do Ceará. A informação foi publicada pelo governador Camilo Santana em sua página oficial no Facebook.

Turismo

Segundo Camilo, a expectativa é de que, já de princípio, o aeroporto possibilite aumento de 7% no número de turistas da região. Em três anos, ele espera que o percentual deva chegar a 20%. A aérea vai operar, inicialmente, com voos charters, saindo de Recife aos domingos, às 13h10, e pousando no Aeroporto de Jericoacoara, às 14h40. A volta será às 15h10, com chegada às 16h45. As viagens serão em jato Embraer 195, de 118 assentos.

Depressão infanto-juvenil

 

A Assembleia aprovou projeto de lei, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que institui, no calendário de eventos do Estado, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Infanto-juvenil. O Mapa da Violência 2017 mostra que, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil, segunda maior causa de óbitos nessa faixa etária.

Ainda demora

Investigadores, assessores e advogados que acompanham de perto o andamento dos processos da Lava Jato em Curitiba avaliam que Sérgio Moro deve demorar mais alguns dias para dar a sentença no processo em que Lula é réu no caso do triplex no Guarujá. A extensão das alegações finais da defesa do petista, com 363 páginas, vai demandar mais tempo de Moro. Além disso, o juiz deve ser ainda mais meticuloso na decisão sobre Lula, sobretudo pelo seu peso político. “O Moro sabe da importância dessa sentença. Portanto, vai revisar e revisar antes de proferir a decisão”, afirmou uma fonte.

Aposta furada

Quem conhece de perto Raquel Dodge afirma que as apostas de que ela vai pisar no freio na Lava Jato são no mínimo equivocadas. O fato de ser apoiada por enrolados caciques do PMDB não pode ser comprado pelo valor de face. A própria atuação de Rodrigo Janot recomenda essa cautela.

Depois da caneta na mão

Janot chegou ao comando da Procuradoria-Geral da República com o apoio decisivo da ala no Ministério Público mais identificada com o PT. Eugênio Aragão, último ministro da Justiça de Dilma Rousseff, foi um de seus principais cabos eleitorais. Quando Janot endossou denúncias contra Lula e apoiou o impeachment de Dilma, essa turma se sentiu traída.

Queimação

Como Janot, Raquel tem uma longa e impecável carreira profissional. No passado, eles inclusive jogaram no mesmo time. Depois, tornaram-se antagonistas. Na campanha interna para a eleição da lista tríplice, Raquel virou o alvo da turma de Janot, que tem forte militância na associação nacional dos procuradores. Pelo que se lia na imprensa, a impressão era de que Raquel, apontada como adversária da Lava Jato, poderia estar queimada entre os colegas.

Perfeita

Sua expressiva votação mostrou que os tais ataques não produziram os resultados esperados. É que seus colegas a conhecem, acompanham sua dedicação ao trabalho, e sabem que ela é uma profissional metódica, competente e séria. E corajosa. Quem acompanhou a força tarefa no Acre, chefiada pelo procurador José Roberto Santoro, conta como a franzina Raquel, a única mulher do grupo, impunha respeito ao tomar depoimentos de temidos assassinos do bando de Hildebrando Pascoal, aquele do motosserra.

Quem manda

Em Brasília, ela comandou a Operação Caixa de Pandora que prendeu o então governador José Roberto Arruda e escancarou a corrupção generalizada na capital do país. Nessa operação, teve problemas de relacionamento com a Polícia Federal. Os delegados a definiam como “mandona”. Alguns de seus colegas no Ministério Público dizem que a avaliação dos policiais estava correta.

Seja bem-vinda

A diretoria técnica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou recursos de R$1 bilhão destinados a empresas do Nordeste, em 2017. Anunciou foi feito em almoço na FIEC, para comemorar a instalação do escritório regional no Ceará, que irá operar inicialmente na sede da federação. O presidente da FIEC, Beto Studart, acredita que a chegada da Finep facilita a entrada de recursos para pequenos projetos inovadores.

Capital do Nordeste

O objetivo da vinda da Finep para o Ceará é “vender” mais para a Região Nordeste, disse o diretor financeiro da instituição, Ronaldo Camargo. “O Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul acessam mais recursos por conta da presença do escritório local. A partir de hoje, a capital do Nordeste, para a Finep, é Fortaleza”, considera o diretor. Para ele, se a federação, universidades e Governo do Estado estiverem envolvidos, nunca mais a Finep sairá do Ceará, representando o Nordeste.

Transparadona

Deputados federais estiveram na Casa da Indústria, ontem, para discutir a Transnordestina e outras obras paralisadas no Ceará. O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC, Heitor Studart, ressaltou que, com a atual de carga tributária e o percentual do PIB para investimento em infraestrutura, o Estado não está em nível competitivo. Sérgio Leite, presidente da Transnordestina, falou sobre a situação atual das obras que se estendem há mais de 10 anos.

Criança não entra

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca do Crato, José Flávio Bezerra Morais, proibiu a entrada e permanência de crianças, com idade inferior a dez anos completos, na Expocrato, mesmo que acompanhadas dos pais ou responsáveis. A feira tradicional ocorrerá no período de 9 a 16 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. A determinação consta de portaria publicada no Diário da Justiça, na última sexta-feira (30).