Milhares de cearenses estão em uma verdadeira situação de orfandade na área bancária após as agências serem explodidas e não voltarem a funcionar. São, pelo menos, 49 municípios do Interior do Estado sem agências bancárias.
Comerciantes, aposentados, pensionistas e correntistas são obrigados a sair de suas cidades para transações bancárias em municípios vizinhos. O deslocamento gera risco de assaltos, como tem sido relatado por segurados da Previdência Social.
A Assembleia Legislativa, segundo o jornalista Beto Almeida, em seu comentário no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, deveria abrir o debate sobre os caminhos que precisam ser encontrados para as agências bancárias voltarem a funcionar no Interior.
O jornalista Luzenor de Oliveira, âncora do Alerta Geral, disse que muita gente vive hoje na orfandade bancária porque não tem, em sua cidade, uma agência para receber benefícios previdenciários ou realizar depósitos.
O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, e transmitido, via satélite, para outras 26 emissoras no Interior do Estado.