Como reutilizar material de vidro, plástico e madeira? Como produzir uma bolsa ou um artigo de decoração a partir de material reciclável? Nos dias 23 a 25 de novembro, moradores de Fortaleza poderão conferir, gratuitamente, uma programação voltada para toda a família, com brincadeiras, oficinas de decoração, alimentação saudável, jardinagem, oficinas de reuso, de dança, feira de negócios sustentáveis e muito mais. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site ihab.org.br/ecoarte
No próximo final de semana, na Praça das Flores, na Aldeota, o público poderá conferir uma programação diversificada com muita prestação de serviço, dança, música e oficinas de reuso de materiais como jeans, vidro, madeira, plástico, além de dicas para uma alimentação saudável. Quem preferir, ainda pode ter acesso a oficinas de dança de salão como tango, samba, zumba, forró e até capoeira.
Toda a extensa programação faz parte do projeto Eco Arte Cultura, que promove a capacitação da população do Estado do Ceará, para a fabricação de artesanato e artefatos com produtos ecologicamente corretos, reutilizados, para reduzir e reutilizar a matéria prima, bem como, reciclar, oportunizando a produção sustentável, através da integração entre o meio ambiente e a arte. É a 12ª edição do projeto Eco Arte Cultura.
As oficinas oferecidas durante o evento ensinam aos participantes a produzirem bijuterias, artigos e utensílios domésticos, brinquedos, itens de decoração, vestimentas, calçados, móveis e outros itens que serão objetos de venda e promoção da melhoria de vida dos participantes. Também são oferecidas oficinas para a criação de instrumentos musicais. Durante o Eco Arte Cultura, além de apresentações artísticas de cunho ecológico, acontece ainda uma feira de produtos produzidos pelos artesões que promove o fomento deste setor.
O evento é totalmente gratuito – a participação nas oficinas, a exposição do artesanato e a visita à feira não são cobradas. O projeto é uma realização do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – IHAB
O instituto
O Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – IHAB, fundado em Fortaleza, Estado do Ceará, em 22 de março de 2001 – Dia Mundial da Água, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com independência administrativa e financeira. É qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Por suas iniciativas e projetos específicos o IHAB é reconhecido por formadores de opinião como entidade de comprovada experiência e capacidade para realizar ações de sustentabilidade na área socioambiental.
O IHAB foi agraciado com o Selo de Responsabilidade Cultural, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado. O Selo foi criado para contemplar as organizações que investem na cultura do Ceará. O reconhecimento ao IHAB é fruto da criação e realização da iniciativa Eco Arte Cultura, que ocorre anualmente no mês de novembro em Fortaleza, onde arte, cultura e meio ambiente dialogam com a sociedade para juntos criarem espaço para disseminar ideias ecológicas visando a melhoria da qualidade de vida através da capacitação, da música, da dança, do teatro, do artesanato, das intervenções artísticas, da fotografia, da literatura e das artes visuais.
Serviço:
12ª edição projeto Eco Arte Cultura
Local: Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores)
Horário: 17h às 22h
Informações e inscrições: ihab.org.br/ecoarte