Os números apontam que a economia do Ceará nunca esteve tão aquecida quanto neste momento. O aquecimento é retratado no crescimento de 6,67% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro semestre de 2024 se comparado com o mesmo período do ano passado.
O desempenho da economia cearense superou o índice nacional, que foi de 4%. O resultado é maior que o da Bahia, de 3,6% na mesma comparação, e o de Pernambuco, de 4,9%. Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a previsão do PIB do Ceará para 2024 é de um índice de 5,57%.
Ao falar sobre o bom desempenho da economia do Ceará, o Governador Elmano de Freitas destaca os resultados mostram que as ações desenvolvidas pelo Estado para atrair novos investimentos estão no caminho.
Segundo, ainda, os dados do Ipece, dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará no terceiro trimestre de 2024 ficou com a Agricultura, que apresentou desempenho de 18,56% em relação ao terceiro trimestre de 2023, superando o do Brasil, de -0.8%, no mesmo período. O segundo melhor resultado cearense, na mesma comparação, ficou com a Indústria, com 12,48%, seguido pelo Serviços, com índice de 4,20%, enquanto o nacional foi de 3,6% e 4,1%, respectivamente.
Os dados mostram que, na análise das taxas de crescimento do Valor Adicionado por setores no terceiro trimestre de 2024 em relação ao segundo trimestre do mesmo ano, o PIB cearense, que fechou em 6,67%, foi impulsionado pelo desempenho da Indústria, com 2,69%, bem acima da nacional, de 0,6%, seguido pelo Serviços, com 0,58%, abaixo do Brasil, de 0,9%, e, finalmente, Agropecuária, com -1,51% contra -0,9 do nacional.