Os Portos do Pecém e de Rostock, na Alemanha, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para fortalecer o Corredor Verde de Hidrogênio. A parceria já havia sido assinada com o Porto de Roterdã, na Holanda, e com o Porto de Duisport, também na Alemanha. A cooperação tem como objetivo desenvolver conjuntamente esse corredor para levar energia e produtos verdes do Brasil para a Alemanha e o Leste Europeu. O acordo tem um prazo inicial de dois anos.
Com o acordo, o Corredor Verde irá ampliar o alcance para outros países além da Alemanha, como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia.
Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, comenta sobre a parceria e como ela beneficiará a economia e o meio ambiente no Estado.
“É mais um passo estratégico para consolidar o Pecém como um hub global de energia verde, fortalecendo nossa posição não apenas como polo industrial e logístico do Nordeste, mas também como protagonista mundial na transição energética. A parceria abre oportunidades concretas de desenvolvimento econômico e social para o Ceará e para o Brasil”, disse.

PRINCIPAL HUB DE HIDROGÊNIO DO PAÍS
Jochen Schulte, secretário de Estado da Mecklenburg-Western Pomerania, na Alemanha, ressalta que o Pecém está se tornando o principal hub de hidrogênio do Brasil. “Rostock é um dos futuros portos de energia verde na Alemanha. Juntos, podemos garantir que a transição energética não pare nas fronteiras, mas seja pensada internacionalmente”.
“Para nós, a cooperação com Pecém é uma parceria estratégica. Isso permitirá que Rostock expanda ainda mais seu papel como um importante porto de produção e importação de energia. Ao mesmo tempo, estamos conquistando acesso a um dos locais mais promissores de energia verde em todo o mundo. Esta é uma oportunidade que queremos moldar ativamente”, complementa Gernot Tesch, diretor executivo do Porto de Rostock.
Corredor verde
A expansão do Corredor Verde até a Alemanha teve início em dezembro de 2024, quando Pecém e Rotterdam (Países Baixos) assinaram o MoU com o Porto de Duisport (Alemanha). O acordo foca no transporte de combustíveis alternativos, incluindo e-metanol, amônia verde e outros derivados para apoiar os objetivos de descarbonização e segurança energética da Europa, em alinhamento com as metas climáticas do continente. Também visa apoiar a transição energética do Brasil, desenvolver projetos de geração de energia verde brasileira e trazer prosperidade econômica e social para a região Nordeste do Brasil.
Informações – Complexo do Pecém
