A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) prorrogou para terça-feira (18), as inscrições para o XXIII Edital Ceará Junino para Quadrilhas Juninas 2023. O edital é uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens culturais imateriais, produtos e serviços relacionados às manifestações tradicionais populares do Ciclo Junino das várias regiões do Ceará. As inscrições para o edital de quadrilhas juninas são gratuitas e feitas pela plataforma do Mapa Cultural do Ceará.
O XXIII Edital Ceará Junino para Quadrilhas Juninas – 2023 tem como objetivo fomentar projetos de todo o Ceará de grupos ou coletivos voltados à produção artística, a circulação de grupo e a difusão das manifestações culturais regionais do ciclo junino, nas categorias de Quadrilha Junina Infantil, Quadrilha Junina Adulta, Quadrilha Junina da Diversidade e Quadrilha Junina Culturas Camponesas.
Serão selecionados até 138 projetos, com um apoio financeiro total de R$ 2.893.800. Podem participar do edital apenas inscrições de pessoas físicas representantes de grupo coletivo relacionados ao Ciclo Junino, que tenham idade igual ou maior de 18 anos; com residência e domicílio no Estado do Ceará há pelo menos dois anos; que tenha no mínimo três anos de atuação no ciclo como organizador (a) e/ou produtor(a); e que seja agente cultural com cadastro atualizado no Sistema E-parcerias da CGE no site.
De acordo com a política de cotas da Secult Ceará, o edital reserva 20% de vagas para candidatos negros, 5% para candidatos quilombolas, 5% para candidatos indígenas e 10% das vagas oferecidas para pessoas com deficiência, considerando, na sua distribuição, aspectos de regionalização e especialidade.