Secretário de Educação do Ceará participou do lançamento do ensino integral para as primeiras sete escolas do rede pública do Rio Branco. A jornada prolongada de ensino do Ceará é referência para os outros estados

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, foi ao Estado do Acre nesta sexta-feira (31), para acompanhar a aula inaugural das primeiras sete escolas da rede pública de Rio Branco que irão oferecer ensino em tempo integral a quase quatro mil alunos. Ao lado do governador Tião Viana, Idilvan destacou o Ensino Médio em Tempo Integral como um modelo já consolidado no Ceará.

Atual presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o titular da Seduc-CE ressaltou a importância da evolução do ensino público na preparação do ambiente para as futuras gerações. “É a geração da oportunidade, do ensino e do conhecimento. Parabéns ao governo do Acre por essa iniciativa tão ousada”.

“Uma linda página de futuro está sendo aberta hoje. É a geração de oportunidades, pois os jovens vão construir, a partir desse modelo de ensino, o seu plano de vida. O Acre é o único estado da Amazônia que tomou essa decisão para que os alunos entrem às sete e meia da manhã e saiam às cinco horas da tarde, tendo três refeições diárias, para avançarem na construção do seu futuro”, destacou o governador Tião Viana.

Para o secretário de Educação do Acre, Marco Brandão, o ensino integral representa um novo tempo para a educação pública acreana. O investimento é de R$ 28 milhões. “Essa é a escola jovem, que tem a identidade dos nossos jovens do século XXI, que são multifuncionais, que evoluíram nas atividades. Aqui ele é nosso protagonista e participa do processo de construção do conhecimento”, disse Brandão.

A expansão do tempo integral na rede pública cearense é referência para os outros estados. Com a totalização de 71 unidades de ensino médio com jornada prolongada em 2017 e somando as escolas profissionalizantes, a modalidade de ensino já é ofertada em 26% das escolas estaduais, atendendo a 63,5 mil alunos.

A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família; professores; funcionários e comunidade. Esse modelo aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.