Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Supremo Tribunal Federal já recebeu três pedidos para que a Força Federal atue durante o 1º turno das Eleições Municipais 2020. Os solicitantes foram os Tribunais Regionais Eleitorais(TRE) do Amazonas, Mato Grosso e Maranhão. Ao todo, 106 localidades seriam contempladas com a ação deste reforço na segurança do pleito. O Maranhão é o Estado com maior número de locais pretendidos, 98 ao todo, sendo outros 5 no Mato Grosso e mais 3 no Amazonas.

Os pedidos ainda estão em análise pelo TSE que, no primeiro turno de 2018, aprovou o envio da Força Federal para 510 localidades de 11 estados.

Também em 2018, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte tiveram atuação das Forças Armadas nas ruas durante o 1º turno.

Já no pleito de 2016, quando também ocorreram as Eleições Municipais, o Exército foi solicitado para reforçar a segurança nas ruas de Fortaleza durante o 2º turno, sob a alegativa de que o eleitor poderia sofrer coação em algumas sessões. Para este ano, até o momento, não há solicitação do TRE-CE para atuação da Força Federal em nenhum dos 184 municípios do Estado, nestas Eleições.

Naquele ano de 2016, o TSE aprovou 467 pedidos de tropas federais para 14 Estados.