Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

De quatro em quatro anos, os cidadãos dos municípios cearenses vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores nas eleições municipais. Este ano não será diferente e a população das 184 cidades do Ceará vai eleger os políticos nos dias 15 e 29 de novembro.

Com dados das últimas eleições, o município cearense com mais vereadores em sua Câmara Municipal é Fortaleza, com 43 membros. Em seguida, na Região Metropolitana, aparece Caucaia com 23 vereadores compondo sua Câmara. Na terceira posição, empatados, aparecem os municípios de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza e Sobral, na Região Norte, com 21 vereadores cada.

Já ocupando a quarta posição, aparece o município de Crato, com 19 vereadores. Fechando o grupo dos cinco municípios com o maior número de vereadores em suas Câmaras Municipais, Quixadá, no Sertão Central, conta com 17 vereadores.

Segundo a Constituição Federal, uma câmara pode ter no máximo 55 vereadores e no mínimo de nove. Este número está ligado ao tamanho do município e a sua população. Por isso, justifica-se o porquê de Fortaleza, Capital e maior município do Estado, ter  mais vereadores.