Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A semana começa agitada para os candidatos que estão na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, com as expectativas voltadas para os resultados oficiais das primeiras pesquisas sobre intenção de votos. O assunto, que movimenta os bastidores das campanhas, ganhou destaque no Bate-Papo Político entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta segunda-feira (12), do Jornal Alerta Geral.

De acordo com Beto, o resultado de quatro pesquisas eleitorais serão divulgados ainda esta semana, faltando pouco mais de 1 mês para o 1º turno das eleições que ocorrem no dia 15 de novembro. As pesquisas apontarão como está o cenário eleitoral na capital, o que gera tensões e muitas expectativas.

“Nenhuma delas vai pegar um período já bem compreendido, já bem sedimentado e o impacto, o efeitos, por exemplo, da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, mas pelo menos uma delas já vai pegar alguma coisa nesse sentido.

A propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e Tv começaram a ser transmitidas na última sexta-feira (9) e seguem até o dia 12 de novembro. Mesmo tendo se passado poucos dias desde o início das propagandas, Beto destaque que as pesquisa já ajudam a sinalizar como está o desempenho dos candidatos nessa fase da disputa.

Pesquisas eleitorais

Com 740 entrevistados, o Instituto Paraná é responsável por realizar a primeira pesquisa do pleito deste ano na Capital, feita entre os dias 9 e 11 deste mês por consulta telefônica. A previsão é que o resultado da pesquisa seja divulgado ainda nesta segunda-feira (12). Segundo o registro no TSE, o próprio Instituto Paraná está bancando o custo da pesquisa no valor de R$ 10 mil.

A pesquisa seguinte é do Ibope. Com 602 entrevistados que serão abordados nas ruas, trata-se de uma consulta mais ampla e mais estruturada que a do Paraná. A pesquisa é uma encomenda da TV Verdes Mares. No registro junto ao TSE, o Ibope diz que começou o campo dia 08 e só terminará dia 14, data marcada para a divulgação dos resultados.

A terceira pesquisa registrada no TSE é de responsabilidade do Instituto Brasil de Pesquisas de Mercado e Opinião Pública (IBPI). A consulta é uma encomenda do deputado federal Célio Studart, um dos concorrentes em Fortaleza. Com maior universo de pesquisados entre todas, o IBPI vai ouvir 1.200 eleitores entre os dias 13 e 15 e promete divulgar os resultados já no dia 15.

A quarta pesquisa virá do Datafolha, encomenda pelo jornal O Povo. O instituto entrevistará 812 eleitores de Fortaleza. A previsão é que o resultado da pesquisa seja divulgado no dia 16 deste mês.

Luzenor ressalta que, com quatro pesquisas sobre a intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, os candidatos intensificam as ações para chegarem mais perto dos eleitores e serem citados nessas sondagens.