O primeiro turno das eleições gerias de 2022, que ocorreu neste domingo (2), resultaram numa ida ao segundo turno , para o Palácio do Planalto, dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Numa disputa acirrada pelos mais de 156 milhões de votos, com 96,74%, Lula faturou 47,84% dos votos válidos e Jair Messas Bolsonaro obteve 43,71%.
No início das apurações, o atual presidente do Brasil se manteve na primeira colocação de votos válidos. Contudo, quando a apuração no Nordeste, que sofreu alguns atrasos, alavancou, Lula virou e ficou em 1º lugar. Contudo, durante toda apuração, o ex-presidente se manteve em primeiro lugar em todos os Estados do Nordeste.
Ao final da apuração, Lula se manteve em primeiro colocado em 15 estados, enquanto Bolsonaro liderou em 12 estados e no Distrito Federal.
Surpreendido, a candidata Simone Tebet (MDB) ficou na terceira colocação, com 4,21% dos votos válidos.
No Ceará, Lula teve 65,64% de votos contra 25,6% de Bolsonaro. Já o pedetista, Ciro Gomes, ficou na terceira colocação, com 6,74%.
No estado, cerca de 70 mil pessoas votaram em branco o que representa 1,28% dos 6,8 milhões de eleitores cearense. Já o número de votos anulados foi quase o dobro, em torno de 122 mil pessoas, ou seja, 2,26% dsos eleitores preferiram anular.