Os dados populacionais do novo Censo Demográfico de 2022 devem impactar a composição das Câmaras Municipais nas eleições municipais de 2024, em pelo menos 14 cidades cearenses. A Constituição Federal determina que a composição das Câmara Municipais seja definida de acordo com a população dos territórios, obedecendo os limites máximos e mínimos estabelecidos pela lei. Confira mais informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto.
A quantidade de assentos nas Casas Legislativas dos municípios pode variar de 9 (mínimo), para populações de até 15 mil habitantes, a 55 (máximo), para populações acima de 8 milhões de habitantes.
Conforme os dados do Censo 2022, 71 municípios cearenses registraram redução no número de habitantes. Por conta disso, seis deles perderão vagas no Legislativo no pleito de 2024. São eles: Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Catarina, Graça e Saboeiro.
Os municípios que devem ganhar mais vereadores em 2024 são: Aquiraz, Brejo Santo, Frecheirinha, Itaitinga, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Tururu. Juntos, eles somam 16 novas vagas nas Câmaras Municipais.
JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por 22 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.
LEIA MAIS