Fortaleza e Caucaia terão o reforço no efetivo com a mobilização de 11.076 mil profissionais, aumento da quantidade de delegacias em regime plantonista e integração com órgãos federais e municipais. Com essa união, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, neste sábado (26) e domingo (27), a segunda edição da Operação Eleição 2024.

Os trabalhos estão sob coordenação da SSPDS, em alinhamento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e demais instituições parceiras, e acontecem no próximo sábado (26) e no dia do pleito, domingo (27).

“Esse é um plano que, assim como no primeiro turno, se dá de forma integrada. Todas as Forças irão planejar e atuar para que tudo saia de uma forma sintonizada e, dessa forma, nós possamos trabalhar para amenizar qualquer ocorrência que, por ventura, surja dentro desse contexto. No sábado e no domingo, nós teremos 11 mil policiais destacados para atuar na operação 2º Turno das Eleições 2024. O trabalho será integrado com a Polícia Federal, que por sua vez atuará de forma primária na recepção das ocorrências, entretanto, as Forças de Segurança do Estado darão todo o apoio necessário para nós possamos, mais uma vez, de forma sintonizada diminuir todo e qualquer tipo de ocorrência que surja ao longo do dia 27”, afirmou o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) disponibilizará 9.574 profissionais, reforçando o patrulhamento ostensivo em Fortaleza e Caucaia. Além de coibir crimes eleitorais, a PMCE atuará no combate à perturbação ao sossego alheio, por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE), e na prevenção a acidentes de trânsito, com equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE/PMCE), em pontos estratégicos.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) atuará com 523 policiais civis e o com o funcionamento de 28 delegacias, em Fortaleza e Caucaia, nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) dos dois municípios. Extraordinariamente, funcionarão 15 delegacias a mais, além das que normalmente já são plantonistas.

As delegacias extras estarão abertas no período das 8 às 20 horas, no sábado (26) e no domingo (27). Em Fortaleza, funcionarão: 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º Distrito Policial. Já em Caucaia, funcionarão: a Delegacia Metropolitana de Caucaia, além do 8º, 22º, 23º e 31º Distrito Policial. A PCCE ainda contará com o funcionamento do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM-Fortaleza), Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Capturas (Decap) e Delegacia do Aeroporto (Daer).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contarão com 295 e 79 profissionais, respectivamente, à disposição da ofensiva. Todos os setores de inteligência dos órgãos de Segurança Pública do Estado estarão funcionando, sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE (Coin), além do suporte da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), totalizando 605 profissionais nos dois dias da Operação Eleição – 2º turno.

Gestão de Eventos Complexos

No domingo (27), dia do 2º turno das eleições municipais, será aberto, mais uma vez, o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas à operação. O GGEC é composto pelo Grupo de Coordenação Operacional, que terá a participação dos coordenadores operacionais de todas as Forças de Segurança e demais órgãos envolvidos, e pelo Gabinete de Gestão Estratégica, onde estarão os gestores máximos das Força de Segurança, com a finalidade de tomada rápida de decisão, quando for necessário.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Segundo turno

As duas cidades que definem o prefeito que estará no cargo pelos próximos quatro anos e têm, juntas, cerca de 2 milhões de eleitores aptos para a votação de domingo. São 1 milhão e 700 mil em Fortaleza e 245 mil em Caucaia.

Fortaleza e Caucaia são as únicas cidades do Estado com possibilidade de 2° turno. As duas têm o mínimo de eleitores exigidos pela constituição para que ocorra uma segunda votação. Em todo país, 33 milhões de brasileiro voltam às urnas no próximo domingo, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.