Cerca de 11 mil profissionais da área da segurança pública atuarão durante a votação do segundo turno das eleições municipais que acontece neste domingo, dia 27, em Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana. Os dados foram repassados durante coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (24), com representantes dos órgãos da forças de segurança pública do Ceará.

As duas cidades que definem o prefeito que estará no cargo pelos próximos quatro anos e têm, juntas, cerca de 2 milhões de eleitores aptos para a votação de domingo. São 1 milhão e 700 mil em Fortaleza e 245 mil em Caucaia.

De acordo com a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional, a maioria das ocorrências registradas no primeiro turno, que ocorreu dia 6 de outubro, estavam relacionadas a crimes como boca de urna e compra de votos. 

O reforço na fiscalização será feito por meio de uma parceria entre órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público do Ceará e Tribunal Regional Eleitoral. Além de profissionais das polícias militar, civil, federal e rodoviária, atuarão servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar.

Fortaleza e Caucaia são as únicas cidades do Estado com possibilidade de 2° turno. As duas têm o mínimo de eleitores exigidos pela constituição para que ocorra uma segunda votação. Em todo país, 33 milhões de brasileiro voltam às urnas no próximo domingo, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.