O ex-governador Camilo Santana começa a semana com um pé na agenda política nacional após ser eleito senador com o maior percentual de votos em todo o Brasil. Camilo recebeu 3.389.513 votos – quase 70% dos votos apurados. A expressiva votação o deixa como uma das principais lideranças do PT na Região Nordeste e um dos nomes da nova legislatura que cumprirão importante papel na agenda dos grandes temas nacionais. Camilo assumirá o mandato no dia 1º de fevereiro de 2023.
Os números oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, em segundo lugar como mais votado, em termos percentuais, está Wellington Fagundes (PL), do Mato Grosso, com 63,54% dos votos, vindo, em terceira posição, Flávio Dino (PC do B), no Maranhão, com 62,41%. As estatísticas do TSE mostram, ainda, que, em termos absolutos, Camilo é o terceiro senador eleito mais votado do Brasil, ficando atrás de Marcos Pontes (SP), com 10.714.913 votos (49,68%), Cleitinho (MG), com 4.268.193 votos – 41,52%.
Após dois mandatos como governador e respaldado pela vitórias no 1º turno das eleições, ao conseguir eleger o Governador Elmano de Freitas, Camilo desponta nos bastidores políticos como uma das novas lideranças nacionais que terão missão estratégica na construção das novas alianças do presidenciável Lula na corrida do 2º turno ao Palácio do Planalto. Camilo, ao receber o resultado oficial das eleições, publicou uma nota citando os mais de 3 milhões e 300 mil votos e agradeceu, com a palavra ‘’obrigado’’ aos cearenses pela vitória tão expressiva nas urnas.